Matemática & Teatro

Fundamento Histórico e Aspecto Metodológico do Uso do Teatro no Ensino da Matemática

Autor: João Batista do Nascimento


Nem só semelhança física guarda o teatro e a sala de aula. De fato, a aula nasceu bem antes deste aprisionamento e quase confinamento que hoje esta encerra, nos palcos da mais remota antiguidade.
 
Não existe nenhum indício sério que aponte qualquer defasagem, guardando-se _as devidas proporções, e isto exige um bom conhecimento matemático, em termos de eficiência educacional, entre a forma inicial de ensino, a teatral, e a atual.
 
Por ser a aula ao ar livre, só assistia quem quisesse aprender, enquanto hoje são gastos recursos preciosos para obrigar. Assim, sacrificamos a liberdade das nossas crianças em troca de quase nada.
 
E mesmo que fosse por tudo, nunca deveria ocorrer: educação só começa quando a plenitude da liberdade é conquistada.
 
O registro que dispomos do uso do cênico no ensino da matemática, após consolidar-se na história da educação esta diferenciação entre teatro e sala de aula, _e o trabalho da monja Rosvita de Gandersheim, do séc. X , ao produzir e montar a peça a Sabedoria, a qual foi traduzida no trabalho do Professor da USP Luiz Jean Lauand2.
 
A nossa metodologia consiste em trabalhar e pesquisar em grupo para identificar, entender e promover à aprendizagem dos elementos e conceitos de matemática, bem como os temas transversais.
 
Realizam-se simultaneamente, sessões de leitura, exposições, discussões, socializações dos saberes, reconstruções de diálogos e adaptações, que levará em conta o contexto do educando, o público alvo da apresentação, o rigor dos conceitos matemáticos e o aprofundamento da aprendizagem. Além da pesquisa em matemática para ampliações e generalizações.
 
 
 




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