SUGESTÃO DE ATIVIDADE EM SALA - MATEMÁTICA COMERCIAL



Este projeto é para ensinar crianças do ensino fundamental a aprenderem a trabalhar com as operações básicas da matemática, (adição, subtração, multiplicação e divisão) através de uma brincadeira que muitas crianças gostam que é de “VENDINHA”.

Havia uma estudante de ensino fundamental que não sabia somar e muito menos subtrair e, após aplicar esta atividade com alguns alunos, eu pude notar que além de gostar da brincadeira, as crianças ainda desenvolvem melhor as operações básicas e compreendem melhor como que se trabalha com números negativos e positivos.

Na maioria das papelarias você encontra o material necessário, que é “dinheiro de mentirinha” (o preço é muito baixo e vem com muitas notas) e o produto da venda fica a seu critério. Pode ser: brinquedos, livros ou qualquer coisa que os alunos associem a uma loja que venda algum tipo de produto.

Você professor fará o papel de “COMPRADOR” e o aluno de “VENDEDOR”. Nesse sentido você comprará de diversas formas, conforme alguns exemplos abaixo:

  • Em uma situação você oferece uma nota alta (em relação ao valor do produto), sendo necessário o aluno fazer uma SUBTRAÇÃO para saber o troco.
  • Nessa outra situação você comprará mais de um produto, para que o aluno faça uma ADIÇÃO ou MULTIPLICAÇÃO para saber o valor total da compra.
  • Quando é feito o desconto (que pode ser representado pela divisão), exemplo de 50% (que pode ser representado por ½), o aluno poderá fazer a DIVISÃO e descobrir o valor de cada desconto, com ajuda do professor.
  • Nessa situação você vai demonstrar como que funciona na realidade um número negativo, quando você fica em DÉBITO, ou seja, “devendo” ao faltar dinheiro na compra e, supondo, no dia seguinte você vai pagar uma dívida. Exemplo: eu devo R$ 20,00 (ou seja, - 20,00) e eu pago R$ 50,00 (+ 50,00), então “- 20,00 + 50,00 = + 30,00”.
Nessa outra situação, você professor fará o papel de “VENDEDOR” e o aluno de “COMPRADOR”. Nesse sentido os papéis se invertem, mas a proposta é sempre você SUGERIR SITUAÇÕES em que o aluno precise efetuar operações para descobrir o PREÇO, TROCO.

Essa proposta de atividade pode ser trabalhada formando duplas que vão se revezar entre VENDEDORES e COMPRADORES e depois o professor passar nas mesas verificando o FEEDBACK.

O resultado é visto de forma muito clara, quando você passar contas com essas operações. Observará a forma (visão diferenciada) que os alunos passarão a ver essas operações e a forma de aplicar, isso vai ampliar a visão matemática (raciocínio lógico) e ajudará a resolver um dos problemas encontrados com muitos alunos a não saberem efetuar contas com números negativos (geralmente usam regra de 3 em quase todas as situações).




Gostou? Compartilhe!



 

0 comentários:

Postar um comentário