A matemática da vida (reflexão)

 





A matemática sempre esteve presente no dia-a-dia da sociedade, mas poucos conseguem perceber a sua importância. Nas relações sociais, no convívio do dia-a-dia e em todos os momentos ela se faz necessária.

 

Espero que você alcance a compreensão correta desse texto, pois não se trata de uma aula de matemática, mas sim uma "associação" com o nome de algumas matérias matemáticas com a nossa realidade.

 

O Blog Sua Aula de Matemática dessa vez resolveu passar algo interessante, para ser refletido e esperamos que todos que passarem por aqui também goste, da mesma forma que nós gostamos desse "ponto de vista".

 

Dessa vez não estamos falando de contas, gráficos ou de uma matemática da escola, mas sim uma matemática para a vida. Como seria bom se todas as pessoas soubessem colocar em prática essa matemática no seu dia-a-dia, pois assim o convívio interpessoal não seria tão desgastante, talvez até mais prazeroso.

 

Observe a matemática nas palavras entre aspas e como que, de uma forma ou de outra, ela está presente no nosso dia-a-dia como uma ferramenta social e, muitas vezes, não sabemos utilizar.

 

Aprendemos com os nossos pais que uma das coisas mais importantes na vida é saber "somar" boas amizades e andar em boas companhias. Aquelas pessoas que sabem reconhecer suas próprias qualidades e fraquezas e sempre estão ao nosso lado em momentos de alegria ou tristeza.

 

Infelizmente, também encontramos em nosso caminho pessoas invejosas, soberbas, gananciosas, mal educadas, ignorantes e com características das quais precisamos "subtrair" de nossas vidas.

 

Da mesma forma que, de forma individual (cada um analisando a si mesmo) nos esforçamos em "somar" qualidades e "subtrair" características negativas. Vivemos em sociedade, então antes de questionar alguém, analisemos a nós mesmos antes, para saber se estamos agindo com ética e respeito ao próximo. 

 

É preciso saber deixar o egoísmo de lado e "multiplicarmos" alegrias, bons momentos, para que todos tenhamos acesso. Para que guardar, para si só, um bem tão precioso e necessário para um convívio em sociedade.

 

Mas se a luta está difícil amigo, "divide" ela para você não cair, pois saber trabalhar em equipe não é para todos. Poucos sabem trabalhar em equipe, pois atualmente a sociedade está muito individualista. Poucos estão preocupados em saber como está o seu próximo e somente pensam no seu próprio bem estar.

 

A "raiz" de grande parte dos problemas na sociedade geralmente é ou a "razão", o egoísmo, falta de humildade que, infelizmente, se desenvolve de forma "exponencial" e dificulta o convívio em grupo.
 

 

 



Gostou? Compartilhe!



 
 
 
 

3 comentários:

  1. Acaba de nascer uma nova matemática no Brasil em que 2 elevado a 10 é 1000.
    Leia: Gabarito - 1º Exame de Qualificação - Prova Inglês, QUESTÃO 28

    http://oglobo.globo.com/educacao/enem-e-vestibular/correcao-uerj-2013/

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. eu achei bem interessante, até por que a matemática nos usamos para tudo , e em todos os momentos , para pagar as coisas para poder comprar , para estudar e etc...
    E eu achei bem interessante tudo isso 💖

    ResponderExcluir