UNIDADE, DEZENA E CENTENA - ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Espero que esse texto lhe ajude a compreender o motivo de precisarmos "pedir emprestado" nas contas de subtração (diminuir) e "subir um número" nas contas de adição (somar). Aproveito também para fazer algumas observações sobre unidade, dezena e centena e relembrar sobre classe e ordem. Havendo dúvidas, ao longo do texto tem algumas imagens para ajudar na compreensão.
Vamos começar relembrando sobre o que é classe e o que é ordem. Ordem nada mais é do que a: unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar... Cada um dos exemplos citados representa uma ordem.

A classe é formada por 3 ordens. A unidade, dezena e centena juntas formam a classe das unidades simples. Unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar formam a classe dos milhares...
A palavra unidade nos lembra um, ou seja, o número 1. A unidade é considerado o valor individual, isolado ou sozinho. Um exemplo é você ir na feira e comprar 20 laranjas. Cada laranja representa uma unidade do total da compra, ou seja, você comprou 20 unidades de laranja!
A palavra dezena nos lembra o número dez (10). A dezena representa um grupo de 10 unidades, então a cada 1 dezena você tem 10 unidades. Se eu comprar 2 dezenas de abacaxi, isso significará que eu vou comprar 20 unidades de abacaxi, ou, se eu comprar 40 unidades de limão, isso significa que eu comprei 4 dezenas.
A palavra centena nos faz lembrar de cem (100). 1 centena representa um grupo de 100 unidades, ou 10 dezenas. A cada 100 unidades você tem 1 centena ou 10 dezenas.
Se 1 dezena representa 10 unidades, então 2 dezenas representa 20 unidades, 3 dezenas representa 30 unidades... 5 dezenas representa 50 unidades... 8 dezenas representa 80 unidades e, finalmente, 10 dezenas representa 100 unidades. Como 100 unidades representa uma centena, então é correto dizer que 1 centena representa 10 dezenas ou 100 unidades.
Agora vou explicar porquê é que na adição, precisamos "subir um número" em algumas situações. Primeiro vamos entender como é que se monta o problema.
A regra é clara, para montar o probleminha devemos entender que unidade fica debaixo de unidade, dezena debaixo de dezena e centena debaixo de centena. Não pode unidade ficar debaixo de dezena ou centena. Para facilitar esse entendimento, seria interessante construir uma casinha, como o exemplo da imagem acima, para você se acostumar a colocar os valores nos lugares corretos. No lugar em que o espaço estiver vazio, sem nenhum número, você pode representar com um zero (0).
Problema: 98 + 134. Vamos começar resolvendo as unidades, então 8 unidades + 4 unidades = 12 unidades. Sabemos que 12 unidades representa 1 dezena + 2 unidades, então no local da resposta o 2 permanece na casa das unidades, porém o "1 sobe" para ser somado na casa das dezenas.
Na casa das dezenas nós temos 8 + 3 = 12 dezenas + 1 (que subiu, lembra?) = 13. 13 dezenas representam 1 centena + 3 dezenas (que é igual a 130). então o 3 (que representa 3 dezenas) fica na casa das dezenas e o 1, que representa uma centena, sobe para a casa das centenas.
Na casa das centenas, 1 + 0 = 1 + 1 (que havia subido) = 2. A resposta para 98 + 134 = 232. Dúvidas é só acompanhar a conta na imagem anterior.
Agora veremos porquê é que as vezes devemos pedir emprestado na subtração e porquê esse número sempre vem valendo 10 vezes a mais.
O nosso exemplo na subtração é 132 - 97. Começando pelas unidades nós percebemos que se eu tenho 2 bombons, não tem como eu te dar 7 bombons, então preciso pedir emprestado ao nosso vizinho a esquerda, que é o número que ocupa a casa das dezenas.
Na casa das dezenas está o número 3, então isso significa que temos 3 dezenas que valem 30 unidades. Para tirar uma dezena de 3, o 3 passará a valer 2. Essa 1 dezena removida, vale 10 na casa das unidades, então o 2, da casa das unidades, vai passar a valer 12. 12 - 7 = 5.
Na casa das dezenas, o 3 agora vale 2 e não tem como eu te dar 9 dezenas (90) de adesivos se eu só tenho 2 dezenas (20), então para eu te dar eu terei de pedir emprestado ao vizinho da esquerda, que é a casa das centenas.
Na casa das centenas eu tenho 1 centena, que ao emprestar, ficará valendo nada (0), a casa ficará vazia. Uma centena equivale a 10 dezenas, então se eu tinha 2 dezenas (20 unidades) de adesivos, agora terei 12 dezenas (120 unidades) de adesivo. Agora sim te dou 9 dezenas (90) e me sobrará 3 dezenas (30 adesivos).
Como na casa das centenas tem nada, a conta acaba por aqui. 132 - 97 = 35.
No Youtube eu tenho um canal sobre matemática e te convido a se inscrever nele e acompanhar os meus vídeos. Acesse o meu canal e se inscreva clicando aqui.
Compartilhe esse texto para os colegas que ainda não entendem esses dois procedimentos e me ajude divulgando o meu canal no Youtube. Abraços e até breve!


 Contato



Gostou? Compartilhe!



 

68 comentários:

  1. Muito boa explicação. Sempre fazemos sem saber o porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gleyce, pela observação. ;)

      Excluir
    2. Quais os numerais que o algarismo 4 está na posição
      Da cetena 34-43-56-47-41-24-40-46-74-14-42-94

      Excluir
  2. Boa esplicaçao obrig beleza
    muito interesante

    ResponderExcluir
  3. Como separa 105 em centena dezena e unidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Centena, 10 dezenas, 5 unidades

      Excluir
    2. 1 Centena , 10 dezenas, 5 unidades

      Excluir
    3. 1 centena e 5 unidades formam o 105.

      Excluir
    4. e porq agente ta fazendo um levantamento aq de quanto vamos arrecadar certo ent isso surgiu assim do grupo ou roupa de alguem que queira alguém pra trabalhar mn e pra mim mandar meu e-mail para o

      Excluir
  4. Tem muitas atividades boas adorei
    Manda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de nada eu tô perguntando faz muito tempo que raiva 😡😡😡😡😡😡🤬🤬🤬🤬🤬😡😡😡😡😡🤬🤬🤬😠😠😠😠😠🤬😡😠😡😡😠

      Excluir
    2. Porq vc nao entendeu, nao presta atenção por isso maria marta quando eu chegar ai tu vai ver

      Excluir
  5. O 0 está no segundo número é unidade ou dezena


    ResponderExcluir
  6. Eu tenho 2 dezenas e duas unidades ... qual a resposta

    ResponderExcluir
  7. sim gostei muito poque siapreti mais rapito

    ResponderExcluir
  8. A connta Está montada Errada ,
    098
    134 Vai calcular bem o resultado na folha

    ResponderExcluir
  9. Obrigado eu gostei dessa Explicação, muito obrigado mesmo. Tchau,um abraço, feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  10. Qual seria a bibliografia do assunto acima

    ResponderExcluir
  11. Qual é a bibliografia do assunto acima

    ResponderExcluir
  12. Ótima explicação... tô ensinando matemática p minha filha assim rsrrs

    ResponderExcluir
  13. Qual que é a letra da dezena de milhar que eu uso para fazer em uma conta armada?

    ResponderExcluir
  14. Nao entendi absolutamente nada ,estou precisando ensina meu filho urgente alguém mim ajuda

    ResponderExcluir
  15. Quau a centena ms favorita pras 4 horas

    ResponderExcluir
  16. 이 드문 정보에 감사드립니다.이 웹 사이트를 방문하게되어 기쁩니다! 먹튀검증

    ResponderExcluir
  17. vcs não ,acertaram , eu sou prof de matemática é outra resposta descubram

    ResponderExcluir
  18. Parabéns para que conseguir 🤩🤩😇🙏

    ResponderExcluir
  19. Não sou matemático mas dei-me tempo pra ler e gostei da informação.parabéns pra quem nos escreveu.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom adorei,vou te acompanhar no teu canal,mai tem um erro (No problema 98+134, na casa das dezenas vc continuou com o oito 8+3=12,na verdade tinha que ser um nove,9+3=12)abraço obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Como faço essa conta. Adicione número para completar uma centena?
    40+_=100?
    Como que eu vou fazer essa conta eu ñ entendi. Tenho q somar de 10 em ou colocar o número que falta para chegar a 100

    ResponderExcluir