PROJETO : GEOMETRIA NO NOSSO COTIDIANO


PROJETO :  GEOMETRIA NO NOSSO COTIDIANO

Professora Responsável : Josiani David Rosa


1.  PROJETO :  GEOMETRIA NO NOSSO COTIDIANO

2.  OBJETIVO GERAL:

* Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a Geometria Espacial, fornecendo ferramentas e subsídios para que possam aumentam sua motivação no estudo e na aplicação desta utilizando para isso experiências práticas cotidianas.

3.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Despertar a percepção dos alunos na visualização das formas geométricas espaciais.
* Propiciar ao aluno o contato da matemática com a prática e o cotidiano através de atividades lúdicas , preparando –o de forma mais objetiva Construir poliedros regulares ou não com o material disponível, classificando-o;

4.  JUSTIFICATIVA:

* Tendo em vista os anseios dos jovens por uma educação moderna, dinâmica, prática e prazerosa, é papel do educador fornecer condições para que desenvolva de maneira satisfatório o processo ensino-aprendizagem , com novas metodologias de ensino e que sejam interessantes e plausíveis à nossa realidade diante do que preceitua os novos paradigmas educacionais.

5.  PÚBLICO ALVO :

* Alunos do ensino médio

6.  DESENVOLVIMENTO :

* O trabalho consistirá na construção por parte dos alunos de objetos estudados em Geometria, desde as figuras planas até as espaciais. Os alunos serão divididos em grupos, sendo responsáveis pelas seguintes atividades. Elaboração do projeto de construção das peças a serem executadas, contendo as características determinadas pelo professor de área, perímetro e volume, uma planta com todas as suas faces e todas as soluções inerentes à construção de cada uma das figuras Desenvolver cálculos matemáticos sobre cada uma das peças construídas Conseguir os materiais, guardá-los, organizá-los e definir estratégias para minimizarão de custos e maximização de resultados (Suporte logístico). Construção das referidas peças com acabamento, decoração e detalhamento. Organização e controle de todas as etapas do trabalho ( frequência, participação, controle financeiro, confecção de relatório) Divulgação e confecção de informativo sobre o desenvolvimento do trabalho. Apresentar fotos ou fita de vídeo sobre o desenvolvimento.

* As peças construídas serão as seguintes: 1 caixa em forma de paralelepípedo 1 triângulo equilátero 1 quadrado 1 hexágono regular 3 prismas ( triangular, quadrangular e hexagonal) 3 pirâmide ( triangular, quadrangular e hexagonal) Após cada peça construída acontecerão aulas expositivas sobre o assunto, relacionando assim a prática com a teoria.

7. AVALIAÇÃO:

* Participação constante e efetiva nas atividades individuais ou em grupos.
* O desprendimento de cada grupo no desenvolvimento de suas atividades .
* A integração entre os grupos e dentro de cada um deles.
* A colaboração na aquisição e organização dos materiais necessários.
* A qualidade final das peças produzidas, da fita de vídeo e dos relatórios.

8. REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS:


Livros de matemática – ensino médio ( 2º ano e 3º ano)






Gostou? Compartilhe!



 

0 comentários:

Postar um comentário