Professora Responsável : Josiani David Rosa
1. PROJETO : GEOMETRIA NO NOSSO
COTIDIANO
2. OBJETIVO GERAL:
* Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a Geometria
Espacial, fornecendo ferramentas e subsídios para que possam aumentam sua
motivação no estudo e na aplicação desta utilizando para isso experiências
práticas cotidianas.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Despertar a percepção dos alunos na visualização das formas
geométricas espaciais.
* Propiciar ao aluno o contato da matemática com a prática e o cotidiano
através de atividades lúdicas , preparando –o de forma mais objetiva Construir
poliedros regulares ou não com o material disponível, classificando-o;
4. JUSTIFICATIVA:
* Tendo
em vista os anseios dos jovens por uma educação moderna, dinâmica, prática e
prazerosa, é papel do educador fornecer condições para que desenvolva de
maneira satisfatório o processo ensino-aprendizagem , com novas metodologias de
ensino e que sejam interessantes e plausíveis à nossa realidade diante do que
preceitua os novos paradigmas educacionais.
5. PÚBLICO ALVO :
* Alunos do ensino médio
6. DESENVOLVIMENTO :
* O trabalho consistirá na construção por parte dos alunos de objetos
estudados em Geometria, desde as figuras planas até as espaciais. Os alunos
serão divididos em grupos, sendo responsáveis pelas seguintes atividades.
Elaboração do projeto de construção das peças a serem executadas, contendo as
características determinadas pelo professor de área, perímetro e volume, uma
planta com todas as suas faces e todas as soluções inerentes à construção de cada
uma das figuras Desenvolver cálculos matemáticos sobre cada uma das peças
construídas Conseguir os materiais, guardá-los, organizá-los e definir
estratégias para minimizarão de custos e maximização de resultados (Suporte
logístico). Construção das referidas peças com acabamento, decoração e
detalhamento. Organização e controle de todas as etapas do trabalho (
frequência, participação, controle financeiro, confecção de relatório)
Divulgação e confecção de informativo sobre o desenvolvimento do trabalho. Apresentar
fotos ou fita de vídeo sobre o desenvolvimento.
* As peças construídas serão as seguintes: 1
caixa em forma de paralelepípedo 1 triângulo equilátero 1 quadrado 1 hexágono
regular 3 prismas ( triangular, quadrangular e hexagonal) 3 pirâmide (
triangular, quadrangular e hexagonal) Após cada peça construída acontecerão
aulas expositivas sobre o assunto, relacionando assim a prática com a teoria.
7. AVALIAÇÃO:
* Participação constante e
efetiva nas atividades individuais ou em grupos.
* O desprendimento de cada grupo
no desenvolvimento de suas atividades .
* A integração entre os grupos e
dentro de cada um deles.
* A colaboração na aquisição e
organização dos materiais necessários.
* A qualidade final das peças produzidas,
da fita de vídeo e dos relatórios.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
0 comentários:
Postar um comentário