TANGRAM: (RE) CONSTRUÇÃO DE SABERES



Suelen Maciel dos Santos Hermann
(suelen-hermann@bol.com.br)


Resumo

O presente trabalho refere-se a uma oficina prática que possa explorar a geometria e sua aplicabilidade a partir de um quebra-cabeça constituído de sete peças geométricas chamado Tangram, que vem por meio desta atividade proporcionar um melhor entendimento dos alunos quanto aos assuntos relacionados ao cálculo de áreas e de perímetros, algumas noções básicas da geometria e também facilitar a compreensão da resolução de equações do primeiro grau, proporcionando assim uma aprendizagem significativa. (Para baixar o PDF completo deste trabalho clique aqui).

1. CONTEXTO DO RELATO

O relato deste artigo está inserido no projeto PIBID/Matemática - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande. O trabalho refere-se a uma oficina que possa explorar a geometria, então escolhemos o Tangram, que é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) oriundas de um quadrado. A oficina será desenvolvida numa turma de 7ª serie, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Treze de Maio, localizada no Município de Rio Grande.

Os objetivos desta oficina é fazer com que os alunos identifiquem as figuras geométricas apresentadas, a composição dessas figuras, os conceitos essenciais sobre área, além de proporcionar a aprendizagem do aluno, estimulando as habilidades e desenvolvendo o raciocínio lógico.

O Tangram pode ser utilizado como um grande aliado no auxílio das aulas de matemática, fazendo com que o professor possa explorar a geometria de uma forma diferenciada, além de ser um material concreto que pode ser confeccionado pelos próprios alunos, ele faz com que os mesmos explorem sua criatividade a partir da confecção com material reciclável (jornais, revistas, cartolinas) ou E.V.A.

Acreditamos que o material concreto faz com que os alunos encontrem novas formas de resoluções das atividades e que coloquem em prática o que aprenderam na teoria, sendo assim visualizem com mais facilidade as situações propostas.

2. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

A oficina terá como um primeiro momento a apresentação de uma breve história sobre a origem do Tangram, a fim de que os alunos possam entender melhor o seu uso e aplicabilidade. Juntamente com os alunos serão construídas as peças que constituem o quebra-cabeça, logo após serão explicados passo a passo os conceitos matemáticos envolvidos, ou seja, mediatriz, altura de um triângulo e o nome de cada figura.

No segundo momento, os alunos irão construir as peças do Tangram, com folhas coloridas a partir das explicações dadas anteriormente.

Num terceiro momento, cada aluno ira receber uma folha com alguns desenhos compostos por figuras geométricas, e após serão divididos em pequenos grupos e a partir delas deverão reproduzi-las com o seu próprio quebra-cabeça.

Em um quarto momento, a proposta será que os alunos construam um novo Tangram, e que com uma folha de ofício colem cada peça separadamente e logo abaixo coloquem o nome de cada figura geométrica, essa atividade será feita com o intuito do reconhecimento das figuras. Também será proposto que os alunos conversem com seus colegas de grupo e que escolham duas figuras das quais foram dadas no encontro anterior e a partir daí realizem a construção das escolhidas. Depois de construídas as figuras, o grupo irá inventar uma história criando os personagens a partir do que foi construído.

No quinto momento será mostrado como calcular a área de uma figura para cada grupo, que servirá como reforço do aprendizado. Também aprenderão na seqüência a calcular a área das figuras.

Para término da oficina, solicitaremos que os alunos escrevam um parecer das atividades e sugestões de outras atividades que eles gostariam que fossem ministrados nas próximas aulas.

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO DO RELATO

Acredita-se que métodos diferenciados acarretam aos alunos um maior interesse pelas aulas, resultando em maior participação nas atividades propostas e uma melhor interação com os colegas, o interesse dos alunos com as novas tecnologias os incentiva a terem aulas mais concretas e que também estejam direcionadas ao seu cotidiano, a partir dessas expectativas há uma cobrança de novos métodos a serem administrados pelos docentes. Acreditamos que a preparação das aulas deve ser de maneira prática e de fácil entendimento para os discentes, ocasionando assim maior participação dos alunos nas escolhas das atividades propostas pelo professor, assim o interesse deles será intensificado.

Partilhamos as ideias de Vygotsky de que as atividades em grupo ajudam na aprendizagem significativa, simplesmente por poderem proporcionar a integração entre os sujeitos. Acreditamos que o trabalho em grupo pode proporcionar uma maior socialização dos alunos e também a construção do conhecimento, sendo assim resultando na ampliação de suas capacidades mentais, pois:

"Todas as funções no desenvolvimento aparecem duas vezes: primeiro, no nível social, e, depois, no nível individual; primeiro, entre pessoas (inter-psicológico), e, depois, no interior da criança (intra-psicológico). [...] Todas as funções superiores originam-se das relações reais entre indivíduos humanos" (VYGOTSKY, 1998, p. 75)

Os métodos com utilização do Tangram são de grande utilidade quando manuseados pelos alunos, pois facilita a aprendizagem da geometria, seus conceitos como também reconhecimento das figuras e suas áreas.

Este método de manuseio do material concreto será administrado nas aulas com o objetivo de promover uma maior intensificação nos conhecimentos matemáticos que ajudarão os alunos futuramente. É esperado que as aulas propostas sejam aplicadas de uma forma incentivadora e facilitadora para capacitar os alunos, e que torne fácil o entendimento.

"Os Conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque por meio deles o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que permite compreender, descrever, de forma organizada, o mundo em que vive." (Revista do Professor, Edição 26, p. 49)

O planejamento das aulas está baseado em um método construtivo que seja relacionado com o cotidiano do aluno, onde os mesmos podem aprender como calcular a área e o perímetro de parte de sua casa, por exemplo, e ainda utilizar o quebra-cabeça como auxílio na resolução de equações do 1º grau. Além de utilizar material de fácil manejo e de pequeno custo, este também poderá ser de material reciclável que é facilmente encontrado no nosso dia-a-dia. Nossa preocupação será de facilitar a atividade com os recursos que estão disponíveis nas escolas públicas.

Nosso planejamento está direcionado para auxiliar e promover um entrosamento entre os alunos e professor, contribuindo na construção de um “novo método” já existente, mas muito pouco aplicado.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esperamos que durante a realização das atividades com os alunos, possamos comprovar que o uso do Tangram no trabalho docente pode envolver teoria e prática em sala de aula de uma forma prazerosa e divertida.

É de suma importância para o professor sempre tentar a incorporação de novas possibilidades didáticas para que as aulas se tornem mais interessantes fazendo com que aqueles alunos que não tem interesse ou até mesmo, não gostam da disciplina de matemática, acabem tendo interesse pela aula.

5. REFERÊNCIAS

 VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 Revista do professor. Tangram, textos e cores constroem novos saberes. Edição 26. número 103, p. 49, editora Cpoec, Rio Pardo.jul./set.2010





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