Autor: João Batista do Nascimento
VIBRACÕES talvez seja a sensação mais básica do ser humano e o som uma das suas consequências com maior diversidade de manifestações. Também é fato científico que a qualidade sonora do ambiente afeta o psicológico.
O óbvio de que o sonoro ajuda na ação educativa se imerge numa profusão de fatos, tais como: o que é aprendizagem e a diversidade de ritmos. Por isto, uma definição objetiva da relação e dos limites entre sonoridade x conteúdo que componha uma metodologia do ensino, no caso específico da matemática, ainda são estudos e pesquisas classificáveis de experimentais. Embora a relação Matemática x Música esteja documentada deste o início da escola pitagórica. E, essa não poderá ser realizada sem que envolva formações tão díspares, tais como: Matemáticos, Neurocientistas, Pedagogos, Físicos, Psicólogos, Músicos,etc.
No que segue, pontuaremos fatos da proposta que consta no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de LUCIANA RIBEIRO DE SOUZA, ex-aluna do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, apresentado em 2000, que orientei. Não apenas, já que a relação Matemática e Vibrações é um campo profundo.
A função do nosso informativo é disseminar o que temos no tema, propor e incentivar a formação de grupos que se enquadrem nestes propósitos. Donde, quem tiver mais dados que possam enriquecê-lo agradecemos. Toda outra formulação as quais tenhamos objeções, esta o são por razões fundamentadas em preceitos científicos e não em preconceito de qualquer espécie.
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