O desafio viral dos R$ 500,00. de onde saiu os R$ 510,00?


Este desafio está circulando na web e muitos (ta bom, umas 8 pessoas aproximadamente!) ja me procuraram para responder do que se trata e de onde saiu a diferença de R$ 10,00?!?! Eu fui muito além (muito mesmo!!!) e peguei um exemplo em que a pessoa gastava R$ 0,01 e o saldo ficava em R$ 499,99 e, com o passar das operações, o valor iria diminuindo de 1 em 1 centavo. O resultado final mostrou que, quando eu gastava o meu ultimo centavo (dos R$ 500,00), o saldo total ficava em R$ 12.499.750,00; ou seja, uma diferença muito mais gritante do que apenas R$ 10,00.

A verdade é que as pessoas se confundem ao considerar que a movimentação financeira (gasto ou ganho) seria a mesma coisa do que o saldo atual e acham que, somando ambos, deveria terminar em um valor igual, mas na verdade uma coisa é completamente diferente da outra, ou seja, cada uma destas grandezas lidam com pontos de vista diferente sobre a vida financeira de um negócio, ou empreendimento. Em outras palavras, não podemos comparar o que foi gasto com o que resta. Isso é uma grande pegadinha!

Exemplos como este podem ser encontrados no livro "O Homem que Calculava" de Malba Tahan, onde o protagonista encontra muitas pessoas e impressiona a todos com a sua inteligência diferenciada e a forma prática e simples de resolver questões relacionadas à matemática. Vale muito a pena procurar na web e baixar para ler!

Para acompanhar mais publicações como esta e outras sobre matemática, me siga no meu Instagram. Estou no Instagram como @suaauladematematica. Instale o aplicativo para seguir minhas fotos e vídeos. 

Link de acesso: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=14sokuiul7uh2&utm_content=c1j2fo5

Se inscreva no meu canal do Youtube:

Também deixe um comentário abaixo, sobre o que você achou desta postagem.

Um comentário:

  1. a situação simplória de se gastar tudo e restar nada, deveria ser suficiente para que ninguém desse ibope para isso. Ser viral só prova que a quantidade de imbecis na internet beira ao absurdo.

    ResponderExcluir