Vamos
falar um pouco sobre as funções de um modo geral, sobre o conceito básico a respeito do que é função (significado), como que se aplica isso em nosso dia-a-dia e formas de
se representá-las graficamente.
De
acordo com o livro “A História da Matemática – Desde a criação das pirâmides
até a exploração do infinito”, da autora Anne Rooney, função é uma expressão
matemática com uma ou mais variáveis e a Enciclopédia do Estudante, da editora
Moderna, define que “quando relacionamos grandezas, que dependem uma da outra,
estamos usando o conceito de função” (pág 196).
A ideia
de função existe desde a antiguidade e desenvolveu-se ao longo do tempo. O
termo “função” foi usado pela primeira vez pelo matemático e filósofo alemão
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) no século XVII.
As
duas definições se encaixam perfeitamente com o conceito básico de função, pois
ela define a relação entre uma ou mais variáveis. Nós encontramos em nosso
dia-a-dia o uso de função com duas variáveis, como nas funções: de primeiro e
segundo grau, logarítmicas, exponenciais, modular, dentre muitas outras.
Uma
função relaciona o valor de uma variável “Y” (ou também citada na forma de F[X])
EM FUNÇÃO do valor da variável “X”,
ou seja, o valor que “Y” vai assumir, dependerá do valor representado por “X”.
Veja o exemplo abaixo, sobre a relação entre duas variáveis “X” e “Y”, representados dois tipos de valores distintos. No exemplo “X” representará a variável TEMPO e a variável “Y” (ou F[X]) a produção de giz de cera de um determinado funcionário.
Veja o exemplo abaixo, sobre a relação entre duas variáveis “X” e “Y”, representados dois tipos de valores distintos. No exemplo “X” representará a variável TEMPO e a variável “Y” (ou F[X]) a produção de giz de cera de um determinado funcionário.
Conforme podemos ver, a produção deste funcionário [Y ou F(X)] está diretamente ligada ao seu tempo de produção, ou seja, o valor de “Y” está em função do valor de “X”. Isso significa que conforme um valor aumenta, ou diminui, o valor da outra variável vai diminuir, ou aumentar.
Essa
questão de aumento se é diretamente ou inversamente proporcional, e outras
questões relacionadas, vai depender de que tipo de função estamos lidando.
Uma
forma muito utilizada para estudar e analisar as funções é o gráfico, construído
principalmente através do plano cartesiano ou do diagrama de flechas.
Para
estudar funções, primeiramente é necessário ter uma boa noção de álgebra básica
(monômios e polinômios) e também praticar, através do plano cartesiano, a
localização de pares ordenados (x,y), para representar os valores encontrados.
Esperamos que tenha gostado desse texto e aguardamos os seus comentários, sugestões e participação junto conosco. Abraços e sucesso!
Esperamos que tenha gostado desse texto e aguardamos os seus comentários, sugestões e participação junto conosco. Abraços e sucesso!
Show. Me ajudou muito!
ResponderExcluirnão entendi, mas to compreendendo
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu
ExcluirKkkkkkkkkkk��
Excluirjfihhgcjchroi
Excluirhsuehsuehsuehsuehueh
ExcluirNão estou intendeno nada
ResponderExcluirajudou muito,mas, poderia dar uma iniciada nas fazes seguintes de pares ordenados no eixo e álgebra básica.obg pelo material desde já.
ResponderExcluireu não entendi nada
ResponderExcluirmuito bom!
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