A Lei do Seno e do Cosseno e sua importância


RESUMO

Deste estudo realizado no município de São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina será demonstrada a importância da trigonometria desde a criação das pirâmides ate a modernidade. Os dados quantitativos e qualitativos foram pesquisados nos meses de setembro e outubro de 2012, utilizando como referência as fontes secundarias para obter as informações necessárias, os dados foram pesquisados em livros que me deram os subsídios para a elaboração desse trabalho, buscando a verdadeira origem e seus percussores. Uma vez que a trigonometria é utilizada em diversas áreas como a Agrimensura, Navegação e Astronomia. A lei do seno estabelece a relação entre a medida de um lado e seno do ângulo oposto a esse lado. A lei do seno determina  que a razão entre a medida de um lado de seno do ângulo oposto é constante em um mesmo triângulo. A lei do coseno em qualquer triângulo quando um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois, menos duas vezes o produto de dois lados pelo coseno do ângulo formado por eles. 

Palavras-chave: Trigonometria, Seno, Coseno, Origem e referência.
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta o quanto a trigonometria é utilizada em nosso dia a dia, na construção de casas, medindo a terra, enfim, permitindo que o que se propunha  a fazer esteja dentro dos padrões. Buscando essa perfeição que desde a criação das pirâmides que o homem busca aprimorar seus conhecimentos matemáticos.

Quando se propõe pesquisar a respeito de um assunto, espera-se conhecer o mesmo como um todo, desde sua descoberta ate onde se permite chegar. Resolver trigonometria é estabelecer um conjunto de cálculos que permita determinar os lados, ângulos e outros segmentos do triângulo e a importância da lei do seno e do cosseno em suas aplicabilidades.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Buscando a origem da trigonometria foi encontrada opiniões controvertidas, mais há concordâncias em que a necessidade de evoluir na Agrimensura, Navegação e Astronomia foram fatores que impulsionaram o estudo trigonométrico.

No campo da matemática é ligada a Alexandria estavam Aristarco de Samos (310-230 a.C.), que fez estimativas sobre as distâncias do Sol e da lua relacionados com a terra, e Arquimedes de Siracusa (287-212 a.C), que desenvolveu um método de precisão para calcular o valor de π.

A aplicabilidade da trigonometria nos vários campos da atividade humana é atualmente, incontestável. Mas provavelmente os que fizeram os primeiros estudos sobre triângulos não vislumbram esses horizontes (Boyer, C.D, 1971).

Os Egípcios tinham algum conhecimento de trigonometria, como demonstra a construção de suas pirâmides. O papiro de Ahmes inclui um problema que determina a Seked, a inclinação de uma pirâmide a partir da altura e da base. Ela era expressa como a relação oposta de nossa medida do gradiente. Porem os egípcios não era rigorosos em seu estudo da trigonometria. Como em outras áreas da matemática, eles estavam interessados em aplicações praticas e não na trigonometria pura. Os antigos matemáticos  indianos também sabiam alguma coisa sobre trigonometria, os Sulbas Sutras, no contexto da discrição de altares, contem um calculo do seno de π/4(45°) com 1/√2. No entanto, ficou por conta dos gregos o desenvolvimento apropriado da trigonometria ( Rooney, 2012, pg87)

2.1. A lei do seno e do coseno e sua importância

O mundo em que vivemos nos possibilita utilizar de varias ferramentas que deixa as nossas praticas mais fáceis. A trigonometria por sua vez da a facilidade de calcular área e ângulos, que são ditos impossíveis.
                                                       

"O sujeito não cessará de enriquece seus conhecimentos sobre a realidade, através de acumulação de experiência física, mas, além disso, poderá, graças à experimentação com seus próprios esquemas, construir estruturas, formas lógicas matemáticas- ou seja, coordenações ou combinações de esquema- que terão propriedades diferentes" ( COLL e GILLÈRON, 1987, p. 34-35).

A trigonometria é o ramo da matemática que trata do calculo de ângulos, particularmente em triângulos. Ate o séc.16, ela era realmente uma parte da geometria,mas desde então ela passou a ser considerada uma área independente da matemática.A lei do seno estabelece a relação entre a medida de um lado e seno do ângulo oposto a esse lado.A lei do cosseno em qualquer triangulo o quando um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois,menos duas vezes o produto de dois lados pelo cosseno.

Depois dos gregos, os matemáticos hindus e árabes trabalharam com trigonometria, eles foram os primeiros a trabalhar com seno da forma como os definimos no século 5, o autor desconhecido do tratado astronômico hindu Surya Siddhanta, calculou a função seno para intervalos de 3,75° de 3,75° ate 90°.

Aristóteles (276-194 a.C) observou que , quando o sol esta na vertical no solstício de varão em Syene (que agora se chama Assurão), em Alexandria, 500 milhas (800km) a noroeste ele esta a um ângulo de 7° na mesma data e hora. Ele assumiu que os raios do sol seriam aproximadamente paralelos quando atingem a terra, porque o sol esta muito distante. Trabalhando com trigonometria e com a distancia conhecida entre duas cidades, ele calculou a circunferência da terra. A precisão de seu calculo não pode ser avaliado exatamente porque a unidade de medida para comprimento, de Stadia, não é conhecida com precisão.

Embora os estudiosos europeus da Idade Media tenham traduzido trabalhos árabes e gregos sobre trigonometria e geometria, eles não acrescentaram nada de próprio e esses trabalhos. Somente depois explosão do conhecimento cientifico e matemático na Europa a partir da Renascença é que a trigonometria progrediu novamente. Johannes Muller Von Konigsberg (1436-76), também conhecido como Regiomantanus, foi o autor do primeiro livro dedicado inteiramente trigonometria, sobre os triângulos de todos os tipos (on triangles of every king), impresso em 1533. 

Com círculos e curvas, começamos a tomar o rumo para contemplar o infinito-que muito preocupava os antigos matemáticos- o que eventualmente poderá libertar a geometria ate mesmo das três dimensões, levando a tantas dimensões quanto podemos imaginar (Rooney, Anne, 2012, pág 95).

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a elaboração desse trabalho vimos a importância da lei do seno e do coseno. O seu inicio com as grandes invenções e a sua aplicabilidade no dia a dia.

O estudo da trigonometria teve maior interesse quando perceberam que era necessária a evolução da Agrimensura, Navegação e Astronomia. Foi observado também que os egípcios usavam a trigonometria pratica, porque o que interessava para eles era a perfeição. Os Hindus e os Árabes foram os únicos que trabalharam o seno como os definimos agora. Na Europa apartir da renascença através do escritor Johannes Muller que escreveu o primeiro livro sobre os triângulos, impresso em 1533  que os olhos se voltaram para os ângulos e assim o mundo começou a tomar o rumo para contemplar o infinito.

4. REFERÊNCIAS

- Boyer, C.D. Historia da Matemática. São Paulo, Edgard Bucher, 1971.

- Rooney, Anne- A historia da Matemática – desde a criação das pirâmides ate a exploração di infinito, 2012- São Paulo.

Acadêmica: Vivianne Nolasco de Santana
Professor Tutor Externo: Aparecido Parente
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática – Turma: MAD 0150
Prática Educativa – Módulo II–07-10-2012








Gostou? Compartilhe!



 

0 comentários:

Postar um comentário