Como Passar em Concursos (EDITAL)

ANÁLISE DO EDITAL
Você, estudante, esta preocupado com as matérias do processo seletivo, mas ja verificou o edital...? Ainda não?!?!... Então confira abaixo as dicas do blog "Sua Aula de Matemática" para não sair prejudicado em seu concurso.
 
 Uma etapa, muita das vezes, ignorada pelo concorrente é a análise do edital de Seleção. Ele não somente define a taxa de inscrição e datas dos testes como também estabelece todas as regras do jogo, portanto, é importante ler com muita atenção o edital, para saber:
 
 
 
 
1.PONDERAÇÃO
 
Qual o peso de cada matéria. A ponderação das notas das provas define quais as matérias que se deve estudar mais. Podemos até escolher o cargo, ou curso, para o qual concorrer pelo que mais valoriza as matérias onde se é mais forte.
 
Na ponderação, também ficamos sabendo qual a prova que teremos de fazer com maior atenção. Em algumas seleções, é pontuado o currículo (cursos), experiência na área (tempo de serviço), feitos testes práticos e de resistência física.
 
2.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 
A fórmula pela qual serão computadas as notas, complementa a noção que se precisa ter sobre o que é mais importante para os avaliadores. A fórmula geralmente valoriza determinadas matérias, comparando o número de questões acertadas com aquelas incorretas. Sempre, quanto mais se acerta e menos se erra, melhor.
 
O programa do que é exigido em cada matéria deve ser considerado à risca
 
3.CRITÉRIOS DE DESEMPATE
 
No edital, também ficamos conhecendo quais serão os pontos fortes quando atingirmos uma nota igual à de outros candidatos. Normalmente, os critérios de desempate valorizam as pessoas de maior idade e que obtiveram maior nota nas provas de conhecimentos específicos.
 
Assim, os candidatos de idade avançada podem até levar vantagem. Os deficientes físicos já saem ganhando nesse item, pois são sempre reservadas vagas exclusivamente para eles.
 
4.CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO
 
Atenção para os procedimentos que podem desclassificar sumariamente o candidato, como utilizar calculadoras, portar livros na hora da prova e, principalmente, atingir o ponto de corte.




Gostou? Compartilhe!




0 comentários:

Postar um comentário