Xadrez e Raciocínio Lógico



É comum ouvir de profissionais da área de exatas (ou da área de TI) que jogar xadrez desenvolve o raciocínio lógico, porem o que seria raciocínio lógico e quais os benefícios do xadrez para um estudante?

A história indica que o xadrez surgiu no século VII, a partir do jogo de guerra hindu, denominado CHATURANGA, que utilizava peças para representar os quatro elementos do exército na época: elefantes, cavalaria, carruagens e infantaria.

Da Índia, o xadrez circulou para outras regiões através da rota comercial que ligava a Suécia até Bagdá. Naquela época os Vikings da Escandinávia jogavam xadrez. No período da Idade Média, as damas da corte jogavam xadrez com os cavalheiros (este é um dos primeiros registros de igualdade entre os sexos).

Diferente do jogo de damas, no xadrez cada peça desenvolve um tipo de movimento diferente e isso possibilita diversas estratégias de jogo. O objetivo é defender o seu rei e “capturar” o rei adversário (uma verdadeira guerra medieval entre reis, rainhas, cavalos, torres, bispos e peões).

A lógica é considerada como um ramo da filosofia, porém as suas aplicações vão muito além dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada. Ela se estende à matemática, línguas, história, direito, estatística, ciências relacionadas com a computação e em diversas tecnologias.

Esta forma de raciocínio pode ser considerada como “o estudo da razão” ou “o estudo do raciocínio” e pode-se subdividir em outros tipos de lógica, como por exemplo, a lógica dedutiva ou a lógica indutiva.  A lógica dedutiva é a utilizada amplamente pelos matemáticos.

Para vencer no xadrez, é preciso elaborar estratégias eficazes que garantam não somente a proteção de seu rei, mas também um ataque eficiente para dar “checkmate” no rei adversário. É um jogo cujas estratégias precisam ser lançadas no momento certo.

Cada peça tem o seu devido valor (ou peso), dependendo da estratégia adotada e o tempo é uma variável constante que pode te levar a derrota ou a vitória.

A relação entre xadrez e matemática é muito grande. De acordo com diversos estudos, pode-se observar que as escolas que tem xadrez na grade curricular, têm alunos com melhor desempenho nas disciplinas de exatas. Eles encontram no xadrez uma maneira divertida de desenvolver habilidades necessárias para “organizar o raciocínio”.


Alguns dos principais benefícios do xadrez são: Aumento da criatividade, aumento da concentração, treina o pensamento crítico, aumento da memória (alguns países recomendam xadrez para evitar perda de memória, pois mantêm a mente ativa), maior maturidade intelectual (pois auxilia na organização do raciocínio, o pensamento), auxilia no reconhecimento de padrões (Como exemplo, a sua forma de escrever segue um padrão e podemos encontrar na natureza formas padronizadas e diversos outros tipos de padrão), Aumento da disciplina.

          

5 comentários:

  1. Legal. Isso que preciso encontrar os padrões. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o jogo, sei o movimento específico de cada peça, acho fantástico, mas sempre fui fraco pra jogar xadrez, raramente ganho de alguem. Coincidência ou não, também sempre tive pouca aptidão com as disciplinas de matemática e também na física (na parte que se refere a resolução de cálculos e aplicação de fórmulas). Nas matérias de humanas e linguagem no entanto, sempre me destaquei. A dúvida que tenho é se a habilidade de se jogar xadrez depende necessariamente da habilidade de raciocínio lógico matemático.

    ResponderExcluir