Dia do Professor

Uma pequena homenagem do professor José Orlando
endereçada aos professores, nesse dia especial



Eu te dedico, aos muitos mestres com carinho;

Tiro o chapéu para todos vocês que trabalham em uma, duas ou três instituições, que correm, que pegam trânsito, que dormem pouco, que corrigem e preparam atividades em casa...ufa...

Mas principalmente por ser educadores dedicados e comprometidos, enfim tenho muito respeito por todos vocês!!!!

“Educadores, onde estarão? Em que covas se terão escondido?

Professores, há aos milhares. Mas o professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança.

Profissões e vocações são como plantas. Vicejam e florescem em nichos ecológicos, naquele conjunto precário de situações que as tornam possíveis e – quem sabe? – necessárias. Destruído esse habitat, a vida vai-se encolhendo, murchando, fica triste, mirra, entra para o fundo da terra, até sumir...”

(Rubem Alves.)

Bons Frutos
Você tem um valor grandioso professor, cumprindo o seu papel de ensinar, de levar conhecimento a pessoas que os terão aplicado e aprendido pelo o resto da vida. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação. Pensando dessa maneira fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque. Agradeço-lhe por tudo, inclusive pela dedicação ao ensinamento, pelo dom que tão bem aplica. A quem tanto faz para o bem da humanidade, os meus parabéns pelo o dia do professor. Continue a dar bons frutos, querido professor!

Aos Futuros Professores

Aos futuros professores gostaríamos de dizer que estudem e aprendam cada vez mais. Repensar sobre vossas práticas antes de entrar na sala de aula deverá ser um exercício diário.

Vocês influenciarão no futuro dos jovens que lhes forem confiados. Através das crianças podemos mudar a situação atual, através da educação oferecida a elas.

Depende da consciência do professor, ele deve refletir sobre sua função de educador e acima de tudo ter amor pela profissão.

Parabéns não só pelo dia de hoje, mas pela magnífica e tão importante carreira que estão abraçando.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”

(Albert Einstein)

Uma verdade, uma realidade

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compmirosso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Fonte: Professor José OrlandoProfessor e Tutor líder do curso de matemática na UNIP (Universidade Paulista)








Gostou? Compartilhe!
  

0 comentários:

Postar um comentário