Matemática & Sociedade



Não se pode negar de que a matemática está presente em toda a parte, e é uma disciplina chave, fundamental, para entendermos o meio em que vivemos e também explorar o universo, através da astronomia e da Física.

O desenvolvimento dessa linguagem está diretamente ligado à nossa evolução em sociedade , pois conforme crescíamos e multiplicávamos em quantidade, sobre a face da terra, e também os nossos sistemas: político, econômico e social se tornavam cada vez mais complexo, surgiam novos desafios e necessidades, cujos os matemáticos (cientistas e diversos outros profissionais) se encarregavam de desenvolver fórmulas e métodos para resolver e explicar tais fenômenos.
 
A história nos mostra que essa ciência sempre nos acompanhou, desde os primórdios da humanidade (desde quando o homem precisou contar...) até os dias de hoje, e se encontra presente na informática, no mercado financeiro, na engenharia, construção civil, design e uma infinidade de lugares (não adianta correr...).
 
Uma das principais ferramentas utilizadas por estes profissionais são os números e o raciocínio lógico, que os auxilia também na identificação de padrões, formas para o desenvolvimento de fórmulas e alcançar respostas. Através dos números, e da lógica, o matemático extrai informações da natureza, ou do meio que o cerca, para transformar o fenômeno em algo mais explicável, ou aceitável.

Uma outra maneira de se trabalhar a matemática é na extração de conhecimento, através da natureza, e conseguir explicar fatos através do uso de fórmulas. Exemplo disso seriam a Sequência de  Fibonacci e o Número de Ouro.

Você consegue imaginar uma sociedade sem a matemática? Pois é, eu também não... Não consigo imaginar uma sociedade se desenvolvendo, com a mesma velocidade, sem o auxílio da informática, que contém muuuuita matemática.

Conforme podemos ver, a matemática está em toda parte e não tem como fugir dela, então busque se aliar a essa ciência o quanto antes, pois um dia você vai precisar dela.

 





Gostou? Compartilhe!
  

0 comentários:

Postar um comentário