Sugestão de Atividades - Cilindros


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CILINDROS
(Sugestão da Professora: Ludmila Maccali)
Retomar o cálculo de área de algumas figuras planas.
A professora levará para a sala de aula diferentes cilindros:

Fazer o questionamento:
De que forma vocês fariam a planificação destes cilindros?
Interrogar os alunos induzindo-os se necessário.
Não havendo alternativas viáveis, a professora irá questionar os alunos para auxiliar na planificação: Se tirássemos o papel envolto da embalagem, o que seria possível visualizar?
A partir daí cada aluno terá que fazer a planificação do cilindro que o seu grupo recebeu. Para tanto eles terão que fazer os devidos cálculos para que a planificação fique idêntica.
Como material para construção: Cartolina, tesoura, cola, régua, compasso.
Questionamento:
Quais serão as medidas dos lados do retângulo que vocês construirão? Como vocês chegaram neste valor?
Nessa hora ir para o quadro, explicar e fazer os alunos interagirem.
Com esta construção se chegará à fórmula da área do cilindro.
Ab = πr2
Al = 2πrh
AT = 2(πr2) + 2πrh
Cada grupo depois deste momento deverá montar seu cilindro planificado.
Em um próximo momento:
Levar cubo, paralelepípedo para fazer uma revisão sobre volumes.
Vamos calcular o volume do cilindro?
            - Cada um vai estimar quanto será o volume do recipiente cilíndrico do seu grupo;
            - Em seguida a professora irá colocar água nos cilindro de cada grupo;
            - Cada grupo colocará a água do seu recipiente em um béquer que será entregue pela professora; Qual foi o volume encontrado? Como será que posso calcular esse volume:
            - Depois disso: como calcular o volume do recipiente com os dados que se tem?
Fórmula do volume do cilindro:
V = Ab.h
V = πr2h
Registro das descobertas no caderno.

EXERCÍCIOS CILINDROS: (entregar em uma folha para os alunos)
1)  Calcule a área lateral, a área da base, a área total e o volume do cilindro abaixo. Use π = 3,14.

2) O volume de um cilindro é 225π cm3 e a altura é 9 cm. Calcule a área lateral desse cilindro.
3)  Uma ponte de concreto tem a forma da figura abaixo. Suas dimensões estão assinaladas na figura. Qual é o volume de concreto usado para construir a ponte? Use π = 3,14.

4)  Um restaurante costuma usar panelas enormes em dias de muito movimento. Para encher de água uma dessas panelas o cozinheiro utiliza latas (ou galões) de 18 litros. Quantos desses galões são necessários para encher completamente uma panela de 60 cm de diâmetro e 50 cm de altura?

5) Quantos centímetros quadrados de material são usados, aproximadamente, para fabricar a lata de óleo indicada abaixo?

6)  Uma lata de leite condensado tem a forma cilíndrica e suas medidas são:


a)  Qual é a área da superfície lateral?
b)  Qual é a área dos dois círculos que formam as bases?
c)  Quantos metros quadrados de folha metálica são utilizados para confeccionar 100 latas como essa?

“Apliquei essa aula em um estagio que fiz com alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos devem pensar muito e trabalhar em grupo. Destaco que foi uma atividade muito boa, os grupos trabalharam bastante e realizaram as atividades com facilidade.”

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